sábado, 26 de abril de 2014

Palestra ministrada em Rondônia repercute em todo o país




Ainda há tempo para saber mais sobre a palestra da educadora Viviane Mosé, referente ao Pensamento Sistêmico, proferida no Seminário de Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia, em julho de 2013. Tudo é muito atual. A palestrante também possui outros trabalhos na área da Filosofia e quanto a crise atual que o mundo enfrenta nos aspectos ambiental, econômico, cultural e social.



quarta-feira, 23 de abril de 2014


Morte de JK foi causada por acidente de trânsito, conclui Comissão da Verdade




Relatório apresentado nesta terça-feira descarta versões de que o ex-presidente e seu motorista foram assassinados
22 de abril de 2014 | 15h 13
Email 

Print
 

A+ A-
Compartilhar
1
LEONENCIO NOSSA - Agência Estado
Acidente envolvendo ex-presidente vinha sendo alvo de polêmicas - Arquivo/Estadão
Arquivo/Estadão

Brasília - A Comissão Nacional da Verdade apresentou nesta terça-feira, 22, um relatório que indica que o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o motorista dele, Geraldo Ribeiro, morreram em consequência de um acidente de trânsito na rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro, em 1976. A pesquisa sobre o caso descarta versões de que eles teriam sido assassinados.
A polêmica em torno do assunto começou ainda nos anos 80, quando peritos encontraram, durante uma exumação, um fragmento metálico no crânio do motorista, que depois se constatou se tratar de um cravo usado no revestimento do caixão. Essa polêmica voltou à tona em dezembro do ano passado, quando a Comissão da Verdade instalada na Câmara Municipal de São Paulo apresentou uma pesquisa segundo a qual JK e seu motorista teriam sido vítimas de homicídio doloso.
Integrantes da comissão paulista chegaram a pedir ao Palácio do Planalto que o governo reconhecesse oficialmente "os assassinatos". A pesquisa foi considerada uma jogada política dos vereadores paulistas, sem bases históricas.
"O ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e seu motorista, Geraldo Ribeiro, morreram em decorrência de lesões contundentes, sofridas quando da colisão frontal entre o veículo Chevrolet Opala, em que viajavam, e o Scania Vavis", destaca o relatório apresentado nesta terça-feira pela Comissão Nacional da Verdade. "Não há nos documentos, laudos e fotografias trazidos para a presente análise qualquer elemento material que, sequer, sugira que o ex-presidente e Geraldo Ribeiro tenham sido assassinados vítimas de homicídio doloso".

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cheia do rio pode ter condenado lendária ferrovia de Rondônia ao fim


Os remanescentes da lendária da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Porto Velho, tombados pelo Patrimônio Histórico,  fadados ao desaparecimento. Os prejuízos contabilizados após a cheia histórica do Rio Madeira, que atingiu a média de 19,78 m, são incalculáveis. 

A maioria dos entrevistados, dia 21 de abril, não acredita que qualquer ação publica possa recuperar a médio prazo os galpões, locomotivas, vagões, caldeiras, guindastes, litorinas e outras peças da antiga ferrovia .  

Com a vazante do Rio Madeira, que baixou mais de 1,5 m nos últimos dias, toda a extensão da chamada "Praça da Estrada de Ferro" ficou tomada de lama e com vagões e galpões aterrados pela areia da água barrenta.

Confira o mosaico de fotos:  









domingo, 20 de abril de 2014