segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Associação da Imprensa de Rondônia elege novos dirigentes em assembleia histórica



Os jornalistas Osmar Silva (camisa preta) e Waldir Costa foram eleitos no início da tarde de
sábado (14), respectivamente, para presidente e 1º vice-presidente da Associação da Imprensa do Estado de Rondônia (Airon). A entidade, criada em 20 de maio de 1990, congrega profissionais de comunicação de todos os segmentos e recebeu também até minutos antes da assembleia-geral de associados mais adesões de profissionais da capital e municípios do interior do Estado.

Osmar é proprietário do antigo jornal semanário O Parceleiro, atualmente com circulação suspensa, e Waldir chefiou por vários anos a editoria-geral do jornal Diário da Amazônia, além de coordenar, atualmente, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Com mandatos de três anos e associados à entidade desde a fundação, substituirão os jornalistas Ciro Pinheiro e João Tavares, ambos dos quadros do jornal Alto Madeira. Na abertura da assembleia os dois presidentes de honra da entidade Euro Tourinho e Ciro Pinheiro fizeram uma retrospectiva das providências para criação e iniciativas dos fundadores para eleger as duas primeiras Diretorias Executivas.

Ciro Pinheiro lembrou ainda que a Airon tem caráter apenas associativo e esse foi um dos fatores que contribuiu para que a entidade permanecesse inativa por vários anos, a partir de uma decisão de consenso da antiga diretoria, a fim de não gerar conflitos com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor) que possui finalidade classista e pudesse fortalecer livremente sua representatividade junto à categoria.
Os prazos de duração dos mandatos e ampliação dos cargos de vice-presidentes estão previstos no novo estatuto da entidade, lido pelo jornalista José Bosco Gouveia e discutido ponto a ponto, com a supressão de alguns artigos e parágrafos que constarão do regimento interno.

A chapa eleita destinou duas vagas de vice-presidência para dirigentes de Associações de Imprensa e veículos dos municípios do interior. A 2ª vice-presidência, por exemplo, será ocupada pelo jornalista Adair Antônio Perin, proprietário do jornal Tribuna Popular, de Cacoal, o segundo veículo impresso fundado ao longo da BR-364. Já o presidente da Associação da Imprensa do Vale do Jamari (Apimvaj), jornalista Claro Alexandre Fernandes Junior, assumirá, a 3ª vice-presidência.

A superintendente-adjunta de Comunicação do governo de Rondônia, jornalista Edna Okabayashi, participou das discussões para aprovação das modificações do novo estatuto da entidade e ressaltou, dentre outros pontos do documento, a importância da representatividade das entidades dos profissionais de comunicação dos municípios do interior para a união da classe. “Vejo nesta iniciativa, o surgimento de um novo canal de diálogo para ampliar a representatividade dos profissionais de comunicação em todos os municípios”, disse.      

A eleição aconteceu após a Comissão Provisória homologar os 23 nomes dos associados que integraram a chapa única, chamada de “Avançar”, observados os prazos dos expedientes das convocações ordinária e extraordinária, previstos no edital.

Os eleitos serão empossados dia 24 de novembro, dez dias após a eleição por aclamação. A Diretoria de Cultura e a Coordenação de Comunicação já iniciaram, no entanto, as conversações para realização de um grande evento, previsto para o final de novembro, durante a posse solene dos eleitos.

Na ocasião também serão empossados no cargo de diretora Administrativa, a apresentadora da TV Rondônia e editora de conteúdos do G-1 Rondônia, Andrea Gonzalez. O proprietário do site Rondônia dinâmica, jornalista Rostand da Costa Agra, na Diretoria Financeira, os jornalistas Valdir Alves e Maraemidi Paraguassu assumirão a Diretoria de Cultura, os radialistas Antônio Maia, Macélio Pinheiro de Lima e o jornalista Leivinha de Oliveira, o Conselho Fiscal, enquanto os jornalistas Lúcio Albuquerque, Quétila Ruiz e Lenilson Guedes, responderão pelo Conselho de Ética.

Os jornalistas Abdoral Cardoso e Marco Aurélio Anconi atuarão na Coordenadoria de Comunicação. Atuarão ainda como suplentes, os jornalistas Carlos Neves (Administração), Paulo Andreolli (Diretoria Financeira), Ana Emília Araújo, Dimas Ferreira e Luiz Alexandre Freitas (Conselho Fiscal), e Geovani Berno, Wânia Ressuti e Ana Aranda (Conselho de Ética).

O presidente eleito, Osmar Silva, destacou ao final que a atual diretoria contempla todos os segmentos da comunicação e por isso a expectativa é que a entidade se torne ainda mais forte em todo o Estado, com a intensificação das suas atividades na reorganização da classe com o apoio de outras entidades regionais e da Federação Nacional das Associações de Imprensa (Fenai), que realizou dia 7 de novembro último em Porto Velho, o 14º Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira como parte do 19º Encontro Nacional da Imprensa (Enai).


Por Abdoral Cardoso